Carteira de Identidade

Atestados

IIPR - Notícias

29/09/2020

Mídia repercute trabalho da perícia papiloscópica em Cascavel

topo
BASETRANSPARENTE

CRIME DE FURTO QUALIFICADO


O crime ocorreu em dezembro do ano passado no Bairro São Cristóvão em Cascavel. O criminoso invadiu a casa durante a noite, que estava vazia e entrou tirando uma vidraça de uma janela. Ele arrombou mais uma porta dentro da casa. Ele furtou uma pistola e dois televisores. O bandido foi preso e na casa dele um televisor da vítima foi localizado. 



02
BASETRANSPARENTE

PERÍCIA EM LOCAL DE CRIME


No dia 07 de dezembro de 2019, no fim da tarde, o Papiloscopista da Sessão Regional de Identificação (SRI) de Cascavel, Claudemir Gomes Gonçalves, realizou a Perícia em Local de Crime na residência furtada, realizando a coleta das evidências papiloscópicas referente ao crime de Furto Qualificado. Foram coletados diversos fragmentos de impressões digitais no vidro da residência.



03
BASETRANSPARENTE

OBJETIVO DA PERÍCIA


A Perícia em Local de Crime tem o objetivo de levantar as evidências papiloscópicas (os rastros deixados pelo criminoso das impressões digitais) em objetos e superfícies com a finalidade de realizar o confronto entre as impressões digitais de pessoas do banco de dados criminal ou no banco de dados civil, caso tenha suspeitos indicados na investigação.


Durante a análise dos fragmentos de impressões digitais, encontrados no local de crime, é possível realizar o confronto das digitais encontradas na cena do crime com as impressões digitais armazenadas no banco de dados do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), assegurando por meio dessa metodologia um trabalho científico e inquestionável.



4
BASETRANSPARENTE

AUTOR DO FURTO QUALIFICADO


No caso em questão do Furto Qualificado, o suspeito havia sido indicado pela equipe de investigação da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel/PR, foi localizada a individual datiloscópica nos arquivos do IIPR e realizado o confronto entre as impressões digitais, pela Papiloscopista do Setor AFIS, concluindo assim que os fragmentos papiloscópicos coletados na cena do crime são idênticos as impressões digitais do suspeito citado no inquérito policial. 



5
BASETRANSPARENTE

LAUDO PAPILOSCÓPICO


Então em 13 de fevereiro de 2020, a Papiloscopista Marla Liziero, expediu o Laudo de Perícia Papiloscópica conclusivo para o Inquérito Policial. O laudo afirmou que as impressões digitais encontradas na cena do crime pertencem categoricamente ao suspeito indicado pela Delegacia.



6
BASETRANSPARENTE

SENTENÇA JUDICIAL


No dia 03 de setembro de 2020, o Juiz Leonardo Ribas Tavares, da 3ª Vara Criminal de Cascavel, deu a sentença judicial condenando o suspeito do Inquérito. O Laudo Papiloscópico foi uma das provas irrefutáveis utilizada para condenar o suspeito a 4 anos, 10 meses e 9 dias de prisão.


Mesmo havendo o recurso da sentença, o homem de 39 anos deve seguir preso até a próxima audiência de recurso.


Essa notícia foi veiculada pelo canal de jornalismo CGN, veja no link abaixo. 

CSI Cascavel: impressão digital em cena de crime colabora para condenação de ladrão



7
BASETRANSPARENTE

VIDEO DA PERÍCIA PAPILOSCÓPICA


E veja um vídeo dos Papiloscopistas realizando a Perícia em Local de Crime, utilizando a mesma técnica e metodologia utilizada na perícia realizada no crime descrito nesse artigo. 

Clique na imagem e veja o vídeo.



8
BASETRANSPARENTE

 

Saiba mais sobre o trabalho do IIPR em:


 facebook           youtube          insta

BASE_PCPR




BASETRANSPARENTE

 



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.