Carteira de Identidade

Atestados

IIPR - Notícias

04/06/2019

Palestra - Papiloscopia na Escola

 
Aconteceu na manhã do dia 23 de maio, a palestra “Papiloscopia na Escola”, ministrada pela Papiloscopista Aline Stonoga na Escola Novo Espaço, localizada em Guaratuba. Assistiram a palestra 15 jovens alunos da turma da 2ª série.

A Papiloscopista explicou sobre a importância da identificação humana, o ato mais frequente e elementar da vida social, promovendo assim uma próspera aproximação da juventude com o universo das práticas forenses. “É impressionante como as crianças ficaram encantadas com as técnicas da perícia papiloscópica”, afirmou Aline.

Durante a palestra a Papiloscopista iniciou uma dinâmica, fazendo uma simulação, na qual três alunos seriam suspeitos de um "crime", tendo um deles deixado suas digitais em um objeto coletado. O objetivo da simulação foi demonstrar aos alunos como realizar a revelação das impressões digitais com a aplicação do pó de papiloscopia e o confronto das impressões digitais com um possível banco de dados.

Após a brincadeira do teatro de investigação criminal com as crianças, a Papiloscopista fez o confronto das digitais e acertou qual aluno tinha "cometido o crime", Aline ensinou aos alunos como recolherem as digitais e analisarem os diferentes tipos.

Ela explicou que para o procedimento de identificação humana é preciso que haja um método capaz de estabelecer uma relação unívoca, que possam diferenciar pessoas entre si. 

O tema da papiloscopia é uma técnica que pode ser realizada em pouco tempo e com resultados muito positivos. As crianças ficaram muito curiosas sobre o assunto e a diversão com a brincadeira foi garantida. “Possivelmente no futuro, teremos novos candidatos para o cargo de papiloscopista da Polícia Civil”, concluí Aline.

A Polícia Civil agradece a Escola Novo Espaço, a direção, professores e alunos pela oportunidade que tivemos de demonstrar sobre a ciência papiloscópica. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.