IIPR - Notícias Externas

02/01/2013

Agendamento para emissão de carteira de identidade agora é totalmente online em Curitiba

A partir desta semana, as pessoas que desejam obter tanto a primeira quanto a segunda via das carteiras de identidade podem fazer o agendamento pela internet para o atendimento, por meio do site do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br).

O projeto piloto do sistema, desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), está funcionando inicialmente para o agendamento nos 13 postos do Instituto na capital. A previsão é que em 2013 esse sistema seja expandido para todo o Paraná.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, o agendamento online facilita a vida das pessoas que precisam de um novo documento. “É a Polícia Civil do Paraná levando a cidadania a sério”, diz o diretor.

Quem não tiver acesso a internet pode continuar indo até os postos para o agendamento. De janeiro a novembro deste ano, o Paraná emitiu 490 mil carteiras de identidade, das quais 125 mil na capital.

MUDANÇA – Desde meados de novembro, as pessoas que precisavam de novos documentos já estavam sendo beneficiadas com o agendamento eletrônico presencial. O requerente comparecia até um dos postos do Instituto e agendava a data e o horário desse atendimento.

Quando um posto estava mais cheio do que o outro, por exemplo, as pessoas eram encaminhadas para um local que ainda tinha vagas. Agora, com o agendamento online, todo esse procedimento ocorre sem que o interessado em receber novo documento precise se deslocar até os postos. “Tudo é feito de maneira online. Do seu computador, em casa, a pessoa agenda o local, o dia e a hora do atendimento”, explica Rocha.

O coordenador de atendimento da Celepar, Jair Fernandes, destaca a facilidade de utilização para o agendamento online. “É um sistema intuitivo e simples”, destaca.

Pelo telefone (41) 3200-5001, as pessoas podem tirar dúvidas relativas à emissão da carteira de identidade e, com o número de protocolo em mãos, verificar se o documento está pronto. O prazo médio para a entrega é de cinco dias.

Fonte: Site da SESP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.