Carteira de Identidade
Atestados
Esclareça sua dúvida
- +Qual é a diferença entre 1ª Via, 2ª Via e 2ª Via Rápida da Carteira de Identidade?
- Veja esta e outras informações sobre a Carteira de Identidade usando a opção Instruções.
- +Posso fazer a Carteira de Identidade em uma cidade próxima?
- Sim, se houver vaga disponível para agendamento.
Nas cidades onde não existe agendamento, o atendimento é feito por ordem de chegada. Consulte a lista de postos de atendimento. - +Qual é o prazo para confecção da Carteira de Identidade?
- Veja esta e outras informações sobre a Carteira de Identidade usando a opção Instruções.
- +Minha Carteira de Identidade está pronta?
- Acompanhe todas as etapas da emissão de sua Carteira de Identidade pelo site, usando a opção Verificar se está pronta.
- +Quais os documentos necessários para fazer minha Carteira de Identidade?
- Após fazer o agendamento, você precisa apresentar no posto de atendimento, na data agendada, os documentos listados na opção Instruções.
- +Como faço a 2ª Via da Carteira de Identidade?
- Se você não se enquadra na "2ª via FÁCIL", deve seguir o rito normal, fazendo o agendamento aqui no site do Instituto de Identificação.
De posse dos documentos necessários comparecer ao posto na data agendada.
A Guia para Pagamento da taxa (GR-PR) para emissão da Carteira de Identidade será emitida no momento do atendimento pelo identificador, para pagamento posterior (após o atendimento). - +Como faço a Carteira de Identidade para pessoa menor de idade?
- Crianças com até 12 anos de idade incompletos e adolescentes entre 12 e 16 anos de idade devem estar obrigatoriamente acompanhados de pai ou mãe, ou de responsável legal, e de posse dos seguintes documentos no momento de seu atendimento:
Documentos Obrigatórios
1. Certidão de Nascimento do menor de idade (original ou cópia autenticada), em bom estado de conservação, ou seja, sem rasuras e rasgos e com todas as informações legíveis;
2. Documento de identidade original do responsável que esteja acompanhando o menor;
3. Original ou cópia autenticada da Decisão Judicial que confere a responsabilidade legal ao acompanhante, no caso de menores que não estiverem acompanhados de pai ou mãe;
Documentos Opcionais
4. Original do CPF e/ou PIS/PASEP, caso deseje que estas informações constem na carteira;
5. Comprovante da residência atual;
Fotografia
6. Alguns postos exigem que você leve uma foto colorida 3x4 (padrão para carteira de identidade) em outros a fotografia é tirada na hora do atendimento.
Verifique se o posto do seu município exige a entrega da foto. - +Quanto custa fazer minha Carteira de Identidade?
- Veja os custos, informações sobre a Guia de Pagamento e outras informações usando a opção Instruções.
- +Qual a validade da taxa para a Carteira de Identidade?
- A Taxa de emissão da Carteira de Identidade tem validade até o dia 31/12 do ano corrente, quando há alteração de valores.
- +Como funciona o agendamento?
- O agendamento existe para proporcionar ao requerente comodidade de escolher o posto, a data e o horário de seu atendimento.
As vagas de agendamento são disponibilizadas diariamente através do site do Instituto de Identificação.
Nos postos que não possuem agendamento, o atendimento é feito por ordem de chegada.
Não é possível fazer o agendamento por telefone. - +Como cancelar o agendamento?
- Você pode cancelar seu atendimento pelo site.
- +Existe atendimento preferencial?
- Sim, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, as lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e portadores de necessidades especiais têm prioridade no atendimento de acordo com os termos da Lei 10.048/2000.
Estas pessoas não precisam realizar o agendamento pela internet, podendo ir ao Posto de atendimento mais conveniente. - +Tenho um parente acamado. Como fazer sua Carteira de Identidade?
- O responsável pela pessoa acamada deve se dirigir ao Instituto de Identificação portando os seguintes documentos:
- Certidão da pessoa acamada;
- Laudo médico de que a pessoa encontra-se acamada;
- Comprovante de residência;
- Uma foto 3x4 (padrão para Carteira de Identidade)
Após, será agendado um horário para que um servidor do Instituto de Identificação se dirija até o local onde se encontra a pessoa acamada. - +Existe opção de urgência para emissão da Carteira de Identidade?
- Não existe situação de solicitação em regime de urgência.
- +Quais são os Postos e horários de atendimento?
- Consulte a Relação dos Postos de Atendimento e confira os horários.
- +Onde retiro minha Carteira de Identidade?
- No mesmo local onde você recebeu o atendimento inicial e fez seu cadastro.
No caso de 2ª via FÁCIL a retirada será no posto indicado no momento da solicitação. - +Devo apresentar o protocolo para retirar minha Carteira de Identidade?
- Sim. A apresentação do protocolo é obrigatória.
Em caso de extravio, você pode fazer a reimpressão usando a opção Imprimir guia de retirada. - +Carteira de Identidade tem validade?
- A carteira de identidade brasileira não tem prazo de validade.
- +O que devo fazer em caso de perda, furto ou roubo da Carteira de Identidade?
- Você deve fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia, ou acessando a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br).
Em seguida, solicite sua Carteira de Identidade. - +Tenho identidade em outro estado, como faço para ter uma Carteira de Identidade do Paraná?
- Cada Estado possui um Registro próprio para as Carteiras de Identidade, com numeração dos documentos de identidade (RG) independente.
Nesta situação você deverá solicitar a emissão da 1ª Via da Carteira de Identidade e apresentar os documentos necessários. - +Minha Carteira de Identidade foi emitida com erro. O que faço?
- Você deverá conferir os dados no momento do atendimento e quando retirar seu documento no posto de identificação.
Ocorrendo erro na emissão do documento, deverá realizar novo agendamento para solicitar a Emissão da 2ª Via com a correção dos dados.
- +Como obtenho o Atestado de Antecedentes Criminais no Âmbito Federal?
- Informamos que o Instituto de Identificação não emite esse documento, e orientamos o cidadão a procurar a Polícia Federal.
- +Como solicito o Atestado de Antecedentes Criminais para menores?
- Menores de 18 anos não são criminalmente imputáveis e por isso não tem como solicitar Atestado de Antecedentes Criminais.
Observação: para MENOR EMANCIPADO também não é possível emitir Atestado de Antecedentes Criminais. - +Como solicitar Atestado para RG do Paraná?
- Pelo site, usando a opção Solicitar atestados, ou diretamente nos POSTOS de Identificação.
- +Como confirmo a autenticidade de um atestado?
- Pelo site, usando a opção Confirmar a autenticidade. O site exibirá uma imagem idêntica a do Atestado que está em mãos, para que sejam comparados.
- +Como sei se meu atestado já está liberado para impressão?
- Pelo site, usando a opção Verificar se já está pronto. O site mostrará o andamento de sua solicitação.
- +Qual é o prazo para liberação do Atestado de Antecedentes Criminais para impressão?
- O atestado estará disponível no site 24 horas após a solicitação no sistema.
- +Por quanto tempo o Atestado de Antecedentes Criminais ficará disponível?
- O atestado ficará disponível no site por 30 dias.
- +Qual é o prazo para Validação da Autenticidade do Atestado de Antecedentes Criminais?
- O atestado ficará disponível no site ṕor 60 dias após a data de emissão.
- +Existe opção de urgência na emissão do Atestado de Antecedentes Criminais?
- O Atestado de Antecedentes Criminais ficará disponível no site 24 horas após a solicitação.
Não há como antecipar o prazo de 24 horas após a solicitação no sistema. - +Como solicitar o Pedido de Silêncio?
- 1. Requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Identificação do Paraná, nos termos da Resolução no 144/15-SESP;2. Certidão explicativa da vara criminal, devendo conter referência à sentença que declarou a extinção da punibilidade, cumprimento da pena ou o arquivamento do processo;
3. Cópia da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante atualizado de residência do interessado.
Todos os documentos podem ser entregues em qualquer Posto de Identificação do Estado.Para agilizar o atendimento os documentos podem ser enviados para o e-mail do Setor Criminal criminal@ii.pr.gov.br.