Carteira de Identidade

Atestados

SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

Esclareça sua dúvida

+Qual é a diferença entre 1ª Via, 2ª Via e 2ª Via Rápida da Carteira de Identidade?
Veja esta e outras informações sobre a Carteira de Identidade usando a opção Instruções.
+Posso fazer a Carteira de Identidade em uma cidade próxima?
Sim, se houver vaga disponível para agendamento.
Nas cidades onde não existe agendamento, o atendimento é feito por ordem de chegada. Consulte a lista de postos de atendimento.
+Qual é o prazo para confecção da Carteira de Identidade?
Veja esta e outras informações sobre a Carteira de Identidade usando a opção Instruções.
+Minha Carteira de Identidade está pronta?
Acompanhe todas as etapas da emissão de sua Carteira de Identidade pelo site, usando a opção Verificar se está pronta.
+Quais os documentos necessários para fazer minha Carteira de Identidade?
Após fazer o agendamento, você precisa apresentar no posto de atendimento, na data agendada, os documentos listados na opção Instruções.
+Como faço a 2ª Via da Carteira de Identidade?
Se você não se enquadra na "2ª via Rápida", deve seguir o rito normal, fazendo o agendamento aqui no site do Instituto de Identificação.
De posse dos documentos necessários comparecer ao posto na data agendada.
A Guia para Pagamento da taxa (GR-PR) para emissão da Carteira de Identidade será emitida no momento do atendimento pelo identificador, para pagamento posterior (após o atendimento).
+Como faço a Carteira de Identidade para pessoa menor de idade?
Crianças com até 12 anos de idade incompletos e adolescentes entre 12 e 16 anos de idade devem estar obrigatoriamente acompanhados de pai ou  mãe, ou de responsável legal, e de posse dos seguintes documentos no momento de seu atendimento:
Documentos Obrigatórios
1. Certidão de Nascimento do menor de idade (original ou cópia autenticada), em bom estado de conservação, ou seja, sem rasuras e rasgos e com todas as informações legíveis;
2. Documento de identidade original do responsável que esteja acompanhando o menor;
3. Original ou cópia autenticada da Decisão Judicial que confere a responsabilidade legal ao acompanhante, no caso de menores que não estiverem acompanhados de pai ou mãe;

Documentos Opcionais
4. Original do CPF e/ou PIS/PASEP, caso deseje que estas informações constem na carteira;
5. Comprovante da residência atual;

Fotografia
6. Alguns postos exigem que você leve uma foto colorida 3x4 (padrão para carteira de identidade) em outros a fotografia é tirada na hora do atendimento.
Verifique se o posto do seu município exige a entrega da foto.
+Quanto custa fazer minha Carteira de Identidade?
Veja os custos, informações sobre a Guia de Pagamento e outras informações usando a opção Instruções.
+Qual a validade da taxa para a Carteira de Identidade?
A Taxa de emissão da Carteira de Identidade tem validade até o dia 31/12 do ano corrente, quando há alteração de valores.
+Como funciona o agendamento?
O agendamento existe para proporcionar ao requerente comodidade de escolher o posto, a data e o horário de seu atendimento.
As vagas de agendamento são disponibilizadas diariamente às 9 horas através do site do Instituto de Identificação.
Nos postos que não possuem agendamento, o atendimento é feito por ordem de chegada.
Não é possível fazer o agendamento por telefone.
+Como cancelar o agendamento?
Você pode cancelar seu atendimento pelo site.
+Existe atendimento preferencial?
Sim, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, as lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e portadores de necessidades especiais têm prioridade no atendimento de acordo com os termos da Lei 10.048/2000.
Estas pessoas não precisam realizar o agendamento pela internet, podendo ir ao Posto de atendimento mais conveniente.
+Tenho um parente acamado. Como fazer sua Carteira de Identidade?
O responsável pela pessoa acamada deve se dirigir ao Instituto de Identificação portando a Certidão da pessoa acamada, comprovante de residência e uma foto 3x4 (padrão para Carteira de Identidade) para abertura do processo e cadastramento de dados.
Após, será agendado um horário para que um servidor do Instituto de Identificação se dirija até o local onde se encontra a pessoa acamada.
+Existe opção de urgência para emissão da Carteira de Identidade?
Não existe situação de solicitação em regime de urgência.
+Quais são os Postos e horários de atendimento?
Consulte a Relação dos Postos de Atendimento e confira os horários.
+Onde retiro minha Carteira de Identidade?
No mesmo local onde você recebeu o atendimento inicial e fez seu cadastro.

No caso de 2ª via Rápida a retirada será no posto indicado no momento da solicitação.
+Devo apresentar o protocolo para retirar minha Carteira de Identidade?
Sim. A apresentação do protocolo é obrigatória.

Em caso de extravio, você pode fazer a reimpressão usando a opção Imprimir guia de retirada.
+Carteira de Identidade tem validade?
A carteira de identidade brasileira não tem prazo de validade.
+O que devo fazer em caso de perda, furto ou roubo da Carteira de Identidade?
Você deve fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia, ou acessando a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br).
Em seguida, solicite sua Carteira de Identidade.
+Tenho identidade em outro estado, como faço para ter uma Carteira de Identidade do Paraná?
Cada Estado possui um Registro próprio para as Carteiras de Identidade, com numeração dos documentos de identidade (RG) independente.
Nesta situação você deverá solicitar a emissão da 1ª Via da Carteira de Identidade e apresentar os documentos necessários.
+Minha Carteira de Identidade foi emitida com erro. O que faço?
Você deverá conferir os dados no momento do atendimento e quando retirar seu documento no posto de identificação.
Ocorrendo erro na emissão do documento, deverá realizar novo agendamento para solicitar a Emissão da 2ª Via com a correção dos dados, sendo que a isenção de taxa ocorre para documentos emitidos nos últimos 60 dias.
+Como obtenho o Atestado de Antecedentes Criminais no Âmbito Federal?
Informamos que o Instituto de Identificação não emite esse documento, e orientamos o cidadão a procurar a Polícia Federal.
+Como solicito o Atestado de Antecedentes Criminais para menores?
Menores de 18 anos não são criminalmente imputáveis e por isso não tem como solicitar Atestado de Antecedentes Criminais.
Observação: para MENOR EMANCIPADO também não é possível emitir Atestado de Antecedentes Criminais.
+Como solicitar Atestado para RG do Paraná?
Pelo site, usando a opção Solicitar atestados, ou diretamente nos POSTOS de Identificação.
+Como confirmo a autenticidade de um atestado?
Pelo site, usando a opção Confirmar a autenticidade. O site exibirá uma imagem idêntica a do Atestado que está em mãos, para que sejam comparados.
+Como sei se meu atestado já está liberado para impressão?
Pelo site, usando a opção Verificar se já está pronto. O site mostrará o andamento de sua solicitação.
+Qual é o prazo para liberação do Atestado de Antecedentes Criminais para impressão?
O atestado estará disponível no site 24 horas após a solicitação no sistema.
+Por quanto tempo o Atestado de Antecedentes Criminais ficará disponível?
O atestado ficará disponível no site por 30 dias.
+Qual é o prazo para Validação da Autenticidade do Atestado de Antecedentes Criminais?
O atestado ficará disponível no site ṕor 60 dias após a data de emissão.
+Existe opção de urgência na emissão do Atestado de Antecedentes Criminais?
O Atestado de Antecedentes Criminais ficará disponível no site 24 horas após a solicitação.
Não há como antecipar o prazo de 24 horas após a solicitação no sistema.