Carteira de Identidade

Atestados

Instruções


O QUE É

A Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) no Brasil é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital, fotografia, etc;
Tem validade em todo o território nacional e é expedida para Brasileiros Natos, Naturalizados e os Portugueses que possuam Igualdade de Direitos.

1ª Via: É a primeira via da Carteira de Identidade expedida no Estado do Paraná, mesmo que você já possua uma Carteira de Identidade de outro Estado.
É necessário atendimento presencial em um dos Postos de Identificação do Paraná para solicitá-la e, posteriormente, retirá-la.

2ª Via: São as demais vias expedidas da sua Carteira de Identidade do Estado do Paraná.
É necessário atendimento presencial em um dos Postos de Identificação do Paraná para solicitá-la e, posteriormente, retirá-la.

2ª Via Rápida: É uma solicitação de emissão da 2ª via da sua Carteira de Identidade do Estado do Paraná pelo site do Instituto de Identificação.
Você só precisa ir uma vez a um Posto de Identificação para retirar o documento. Nesse tipo de solicitação, não haverá alteração do documento anterior, apenas a data de expedição será atualizada.


COMO SOLICITAR

A Carteira de Identidade é feita nos Postos de Identificação. Para sua comodidade e agilidade, é necessário agendar o atendimento.
Observação: idosos  com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, com crianças de colo e obesos, devido prioridade no atendimento de acordo com a Lei 10.048/2000, não precisam realizar agendamento. Também, existem postos que não possuem agendamento, nesse caso o atendimento é feito por ordem de chegada.



DOCUMENTOS

Foto
Alguns postos exigem que você leve uma foto colorida 3x4, seguindo o padrão para Carteiras de Identidade.

 São obrigatórios (legíveis e sem rasuras)
Menor de 18 anos
  • Original ou cópia autenticada da Certidão de Nascimento do menor.
  • Documento de identidade original do responsável que esteja acompanhando o menor.
  • Original ou cópia autenticada da Decisão Judicial, Guarda ou Tutela, nos casos de menores acompanhados pelo responsável legal.
Solteiro(a) ou em união estável
  • Original ou cópia autenticada da Certidão de Nascimento.
Casado(a) ou viúvo(a)
  • Original ou cópia autenticada da Certidão de Casamento.
Desquitado(a), separado(a) ou divorciado(a)
  • Original ou cópia autenticada da Certidão de Casamento com averbação.
Brasileiro(a) naturalizado(a)
  • Original ou cópia autenticada do Certificado de Naturalização.
De nacionalidade portuguesa
  • Original ou cópia autenticada do Certificado de Igualdade de Direitos.
O Curatelado (ou maior incapaz) deverá estar acompanhado pelos curadores com respectivos termos caso não possam exprimir sua vontade no momento do atendimento.


São opcionais

  • CPF e PIS/PASEP. Caso deseje que estas informações constem na carteira de identidade, traga documentos ou comprovantes constando estes dados;
  • Comprovante de residência atual, para atualização de cadastro no Instituto de Identificação.


CUSTOS

Carteira de Identidade 1ª Via ISENTA
Carteira de Identidade 2ª Via R$ 28,49
Carteira de Identidade 2ª Via c/ retificação de dados R$ 33,24


GUIA DE PAGAMENTO

No momento do atendimento, o Instituto de Identificação emitirá a GR-PR que será entregue, juntamente com a Guia de Retirada/Protocolo;

A pessoa que for retirar a Carteira de Identidade deverá apresentar a Guia de Retirada/Protocolo. A Carteira de Identidade somente será expedida após o pagamento da taxa (GR-PR), quando houver;

Não serão aceitos pagamentos de guias (GR-PR) emitidas por outros meios.

Você pode reimprimir sua Guia de Pagamento (GR-PR) usando a opção Reimprimir guia de pagamento.



QUANDO FICA PRONTO

O prazo para entrega da Carteira de Identidade é de 5 a 20 dias, dependendo do Posto em que foi realizado o atendimento.


RETIRADA

A entrega da Carteira de Identidade será realizada ao Titular, Representante Legal ou Procurador devidamente constituído;

É necessário apresentar a Guia de Retirada/Protocolo. Você pode reimprimir sua Guia de Retirada/Protocolo usando a opção Reimprimir Guia de Retirada;

Quando a retirada for feita por Representante Legal ou Procurador, este deverá apresentar também seu documento oficial com foto.  Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.


VALIDADE

A Carteira de Identidade não possui validade.
























Recomendar esta página via e-mail: