13/07/2021

Papiloscopistas ministram palestra sobre preservação de local de crime para a Guarda Municipal

Na manhã desta quarta-feira (07/07) foi realizada uma palestra sobre preservação do local de crime para os Guardas Municipais de Pinhais, o evento ocorreu no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal em Pinhais. Estiveram presentes 17 pessoas, equipe da Ronda Municipal (ROMU) e Grupo Tático Apoio Motocicletas (GTAM).

Os papiloscopistas que ministraram a palestra foram Carlos Silveira, que é um dos plantonistas responsável pelas perícias em local de Crime e Milena Volpato, Assistente Técnica do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).

copiar

A palestra teve como objetivo mostrar o trabalho das perícias papiloscópicas, demonstrando a prática das perícias através de estudos de casos, tais como: homicídio, suicídio, crime de arrombamento e acidente de trânsito. Além disso, foi simulada uma cena de crime e a demonstração dos equipamentos utilizados em algumas perícias.

O evento foi importante para conscientizar que não se deve modificar a cena de crime, a fim de preservar o local para uma melhor investigação dos fatos, preservando assim a cadeia de custódia que é o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes e também que não se deve compartilhar fotos de acidentes, em respeito a vítima, familiares, além de ser crime.

Veja abaixo o vídeo da palestra.

Saiba mais sobre o trabalho do IIPR em:

facebook           youtube          insta

BASE_PCPR