Carteira de Identidade

Atestados

IIPR - Notícias

12/07/2021

Equipe de papiloscopistas presta apoio em uma operação no estado de São Paulo

01
BASETRANSPARENTE


A Delegacia de Estelionato da Polícia Civil do Paraná (PCPR) solicitou apoio de uma equipe de papiloscopistas em uma operação conjunta com a Polícia Civil de São Paulo que iniciou na data desta quarta-feira (07/07).


Os peritos papiloscopistas designados para irem ao estado de São Paulo foram, Danilo Lemos e Allan Albuquerque. Os papiloscopistas terão o período de uma semana nas atividades de perícia papiloscópica, eles foram com o objetivo de prestar um reforço na área de identificação criminal e eventuais perícias em locais de crime, caso fossem designados.


copiar
BASETRANSPARENTE

SOBRE A OPERAÇÃO


A operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes de falso empréstimo e causar prejuízo de R$ 30 milhões prendeu 41 pessoas. A ação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (07/07), em cidades do Paraná e São Paulo.


Dos 41 presos, 23 foram detidos na região de Curitiba e 18 no estado de São Paulo. Dinheiro e cartões de banco foram apreendidos.


De acordo com as investigações, os suspeitos criavam páginas na internet para atrair vítimas que queriam fazer empréstimos bancários. Neste espaço, os golpistas exigiam dados pessoais.


Em seguida, os suspeitos entravam em contato com a vítima e se passavam por funcionários do banco. Eles também exigiam um depósito antecipado para liberar o dinheiro que seria emprestado.



video
BASETRANSPARENTE

NÚMERO DE CADASTRO INDIVIDUAL – NCI


Com o intuito de individualizar indiciados ou investigados, réus, sentenciados ou noticiados, e visando o aprimoramento da gestão do sistema penal, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) criou o Número de Cadastro Individual – NCI, que é atribuído àqueles que não possuem número de RG no Paraná – inclusive estrangeiros.


Quando um indiciado chega à delegacia e não possui nenhum tipo de identificação é gerado o NCI e a equipe de papiloscopistas fará a coleta das impressões digitais e tendo acesso ao banco de dados das impressões digitais é feito o confronto para obter a identificação.


O serviço é oferecido em todo o Estado do Paraná e pode ser solicitado pela autoridade policial durante as 24 horas do dia.


Além da expedição do NCI, o IIPR através de seu Setor de Informações Criminais, realiza a atualização de cadastros criminais, que é feita à medida que forem solicitadas informações relativas à determinada pessoa.


A identificação criminal deve ocorrer nos casos de:

1- prisão em flagrante delito (artigo 1º da lei nº 10.054/00).

2- Adolescente para efeito de confrontação, havendo dúvida fundada (Artigo 109 do ECA).

3- Indiciamento em Inquérito Policial (artigo 1º da Lei nº 10.054/00).


video
BASETRANSPARENTE

 

Saiba mais sobre o trabalho do IIPR em:


 facebook           youtube          insta

BASE_PCPR




BASETRANSPARENTE

 



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.