10/09/2020

Trabalho de Perícia Papiloscópica contribui para a doação de órgãos

PERÍCIA NECROPAPILOSCÓPICA

No final de agosto, o Papiloscopista Paulo de Godoi da Sessão Regional de Identificação (SRI) de Londrina foi acionado pela Santa Casa de Londrina/PR, para a identificação de um paciente com morte encefálica, a fim de doar os órgãos. O trabalho de identificação foi realizado por meio de uma força-tarefa entre os Setores Periciais do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e o trabalho Operacional de Coleta Papiloscópica.

O Papiloscopista realizou a coleta das impressões digitais do paciente, então o material foi encaminhado ao Setor de Perícia Datiloscópica, que por meio de pesquisa no banco de dados informatizado, foi localizado o cadastro.

Os Papiloscopistas da Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizam atendimentos externos em diversas instituições como hospitais, associações, casa de repousos entre outros locais, em que se encontram pessoas com a identidade desconhecida, auxiliando na sua identificação.

Além de outros casos de identificação de pessoas, todos os meses os Setores Operacionais e Periciais do IIPR recebem em média 5 solicitações de identificação de pacientes com morte encefálica, para possíveis doações de órgãos, por causa de situações como essa é que a PCPR disponibiliza o atendimento 24 horas no trabalho pericial.

NECRO

LAUDO DE PERÍCIA PAPILOSCÓPICA

Então prontamente os Papiloscopistas escreveram o Laudo de Perícia Papiloscópica, afirmando cientificamente a identidade do paciente e o Laudo foi enviado no mesmo dia (20/08) possibilitando assim, à Coordenadora da Organização Procura de Órgãos de Londrina, Emanuelle Fiorio Zocoler a entrar em contato com a família do paciente, para solicitar a autorização para a doação dos órgãos.

O Delegado Marcus Michelotto, Diretor do Instituto de Identificação do Paraná afirma que a integração entre os setores é fundamental para a eficiência do trabalho pericial. “O trabalho integrado entre os setores operacionais e periciais do Instituto, foi fundamental para que a doação dos órgãos fosse possível” afirma Michelotto.

LAUDO

DOAÇÃO DOS ÓRGÃOS

Neste caso, a família teve a oportunidade de doar os órgãos do paciente. Quando se fala em doação de órgãos é natural que se pense nos benefícios de quem as recebe, entretanto o benefício que ela traz também é à família da pessoa falecida. “A família enxerga o ato da doação de órgãos como uma forma de ressignificar a morte, eles decidem doar porque sabem que o ente falecido foi uma boa pessoa e ia gostar de salvar vidas, geralmente é isso que as famílias declaram.”, diz Emanuelle.

Familiares entrevistados, meses após o óbito, revelam que a doação funciona como um instrumento de consolo. Para alguns, ela é uma forma de gerar algo significativo de uma situação tão sem sentido como a morte. A doação torna-se então uma oportunidade para a família intervir favoravelmente nos destinos espirituais do parente morto.

DOAÇÃO

ORGANIZAÇÃO PROCURA DE ÓRGÃOS DE LONDRINA

Coordenadora da Organização Procura de Órgãos de Londrina, Emanuelle Fiorio Zocoler fez um solene agradecimento a equipe de Papiloscopistas da Sessão Regional de Identificação (SRI) de Londrina, por agilizar o processo de identificação dos pacientes internados nos hospitais do município, possibilitando assim que essas famílias tenham o direito de doar os órgãos de seus entes e diminuir a espera na fila de transplante de outros pacientes por um órgão.

Ainda assim, os Papiloscopistas da Polícia Civil do Paraná (PCPR), também agradecem a confiança e a oportunidade de contribuir nesse nobre trabalho que a Organização Procura de Órgãos de Londrina realiza, junto às famílias que estão em uma fase difícil nos hospitais.

OFICIO

SETEMBRO VERDE

A Campanha Setembro Verde é uma alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de Setembro). É realizada em todo país, é o mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. Ao longo de todo o mês de setembro, acontecem ações para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

SETEMBRO

Saiba mais sobre o trabalho do IIPR em:

facebook           youtube          insta

BASE_PCPR