27/04/2020

IIPR retoma gradualmente os serviços da Carteira de Identidade

URGÊNCIA PARA A CONFECÇÃO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que os agendamentos da Carteira de Identidade estão temporariamente suspensos, em razão das medidas de prevenção adotadas contra o novo coronavírus.

Porém, cidadãos que tiverem urgência para a confecção do documento devem comparecer ao posto do Instituto de Identificação de sua localidade e comprovar a sua necessidade.

Clique aqui e veja os casos de urgência

Em Curitiba, o atendimento emergencial está sendo realizado no Posto Central, situado na Rua Pedro Ivo, 386. Ressaltamos que, por enquanto, o atendimento ocorre em horário especial, das 10h às 16h.

Nas cidades do interior, verifique os horários especiais de cada cidadeentre em contato com o Posto da sua região e confirme os horários de atendimento.

Clique no link abaixo para localizar o Posto de Identificação, endereço e telefone:

Localize o seu Posto de atendimento

NOTA: Em algumas cidades do estado do Paraná que possuem convênio da prefeitura com o IIPR, os Postos de Identificação podem não estar abertos, nem para casos de emergência, por determinação de Decreto Municipal, verifique se o Posto está aberto, caso não esteja, procure o Posto de Identificação mais próximo da sua cidade.

Se for necessário ir a um posto de identificação, o cidadão deve adotar todas as medidas de segurança sugeridas pelos órgãos de saúde, tais como, a utilização de máscaras de proteção, manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e evitar levar acompanhantes.

RETIRADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE - SMS

Se recebeu um SMS informando que o seu RG está disponível para retirada, o titular pode ir ao Posto (em endereço e horário indicados no SMS) com o protocolo e com sua máscara pessoal para retirar o seu documento.

Verifique os horários especiais dos Postos de Identificação de cada cidade, entre em contato com o Posto da sua região e confirme os horários de atendimento.

Localize o seu Posto de atendimento

CASOS DE URGÊNCIA

1 - Retirar medicamentos na farmácia

• Receita médica.

2- Internação hospitalar

• Boletim de Internação.

3- Trabalho (contratação, concurso público, etc.)

• Contrato de trabalho;
  • Edital de nomeação.

4- Viagem (a trabalho, situação de saúde, etc.)

• Notificação do trabalho;
  • Atestado médico.

5- Solicitação do

Auxílio Emergencial do Governo Federal

Documento necessário para comprovação:

• Requisição assinada pelo gerente da Caixa Econômica Federal exigindo o RG com a data de expedição atual.

6- Operações Financeiras (celebração de contratos para compra/venda de imóveis, veículos, etc.)

Documento necessário para comprovação:

• Contrato de compra e venda.

7- Furto ou roubo de documentos

Documento necessário para comprovação:

• Boletim de Ocorrência (com data deste março de 2020).
  • Mais a comprovação da urgência relacionada nos itens anteriores.

CASOS NÃO ACEITOS

1 - Minha foto está antiga

DECRETO Nº 9.278, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2018

Parágrafo único. Se o titular for pessoa enferma ou idosa, não poderá ser negada a validade de Carteira de Identidade com fundamento nos incisos III e IV do caput.

2- Meu RG está vencido

DECRETO Nº 9.278, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2018

Art. 18. A Carteira de Identidade terá validade por prazo indeterminado.

3- Perdi o meu RG

Espere a PANDEMIA passar.

Só serão aceitos em caso de urgência comprovada.

• Boletim de Ocorrência do extravio do Documento de Identidade;
  • Comprovação da urgência prevista nesse link.

Saiba mais sobre o trabalho do IIPR em:

facebook           youtube

BASE_PCPR