Carteira de Identidade

Atestados

IIPR - Notícias

13/10/2019

Polícia Civil do Paraná – IIPR fez a Carteira de Identidade do Homem mais velho do mundo

          topo
BASETRANSPARENTE

Nessa quarta-feira, 2 de outubro de 2019, a Polícia Civil do Paraná – IIPR fez a Carteira de Identidade do Homem mais velho do mundo, o cidadão do município de Coronel Vivida, o senhor Sebastião Batista dos Santos, que possui 117 anos de idade.


Este é um cidadão que faz parte da história do Estado do Paraná e agora é integrante da história do Instituto de Identificação, que tem em seu banco de dados, as impressões digitais de um homem comprovadamente centenário. Seu Sebastião é um homem simples, de família numerosa, ele teve 9 filhos e uma esposa que faleceu em 2010, mora no bairro São José Operário, onde tem a sua própria casa. Nos últimos meses, seu Sebastião anda meio debilitado, nas últimas semanas ele teve um princípio de AVC. 


          foto01
Sebastião Batista dos Santos, 117 Anos
Foto: Elisa Manoeli/IIPR

COMO ESSA HISTÓRIA COMEÇOU: O Papiloscopista Fernando José Fabrowski, Chefe do Setor de Almoxarifado do IIPR, já conhecia a história do seu Sebastião e informou a Papiloscopista Elisa Manoeli, Assessora de Comunicação do IIPR sobre essa história fascinante. Os dois papiloscopistas conversaram bastante sobre o assunto e viram no cadastro dele que a última Carteira de Identidade dele foi expedida em 1990, então vários papiloscopistas montaram uma força tarefa para realizar um Atendimento Volante e uma entrevista com o senhor Sebastião para contar essa história.


Infelizmente, a família não possuía a certidão original de nascimento. Mas dentro do IIPR temos o Setor de Digitalização e Microfilmagem, é o setor responsável por digitalizar e microfilmar vários documentos oficiais, incluindo as certidões de nascimento, esta unidade do Instituto também é responsável por encaminhar, quando solicitado por Autoridades Policiais, Judiciárias ou órgãos congêneres, informações e/ou cópia de prontuário civil contidas em arquivos do IIPR, então prontamente a Papiloscopista Lais Schulz Dalledone, Chefe do Setor da Microfilmagem, levantou o prontuário civil e a cópia da certidão de nascimento do seu Sebastião.


prontuário
Prontuário Civil de Sebastião Batista dos Santos,
presente no banco de dados do Setor da Microfilmagem 

BASETRANSPARENTE

Ainda o Papiloscopista Danilo Lemos Pereira, Chefe do Setor de Perícia Datiloscópica levantou a ficha decadatilar, presente em nosso banco de dados físico desde 15 de julho de 1982, das impressões digitais do seu Sebastião.


deca
Ficha decadatilar de Sebastião Batista dos Santos,
presente no Setor de Perícia Dariloscópica 

BASETRANSPARENTE

Estava comprovado nos registos do IIPR que o senhor Sebastião Batista dos Santos possui a certidão 483-11 folha 212 no cartório de registro civil de Coronel Vivida, registro lavrado em 28 de junho de 1976, de acordo com a lei nº 6015 de 31/12/1973, mediante petição do Juiz de Direito daquela Comarca, portanto, seu Sebastião já tinha 74 anos e 9 filhos quando seu registro civil foi lavrado!


RUMO A CORONEL VIVIDA: a papiloscopista Elisa Manoeli fez contato com o Identificador de Coronel Vivida, Itamar Bortolazzi, ele bem prestativo e engajado com a história conseguiu a 2ª Via da Certidão de Nascimento, com isenção de custas no cartório, produziu a foto 3x4 e preparou o requerimento de solicitação da Carteira de Identidade.


O Papiloscopista Roque Maura da Silva, Chefe da SRI de Pato Branco, do qual Coronel Vivida é um município subordinado a essa Seção Regional do Interior, foi muito solícito a prestar total apoio para juntos realizarmos o Atendimento Volante.


Na tarde de quarta feira, seu Sebastião nos recebeu com toda simpatia, ele ficou muito contente quando chegamos de viatura, os 2 papiloscopistas e o identificador, lá estavam a filha dele Joceli, a neta Veridiane, alguns bisnetos e Adelino Guimarães, o Locutor da rádio Voz do Sudoeste AM 690, foi por causa de uma das reportagens dele que ficamos sabendo do seu Sebastião, o cidadão centenário.


foto02

Itamar Bortolazzi, Identificador de Coronel Vivida, 
Papiloscopista Roque Maura da Silva, 
Sebastião Batista dos Santos e a 
Papiloscopista Elisa Manoeli
Foto: IIPR

BASETRANSPARENTE

Seu Sebastião Batista dos Santos, é candidato a ser o homem mais velho do mundo, como a família não possuía mais a certidão de nascimento dele, ficaram por anos buscando informações, para comprovar a idade do homem que pode ser o mais velho do mundo e registrá-lo no Guinness Book, o livro dos recordes.


A Papiloscopista Elisa, realizou a coleta das impressões digitais, com o Papiloscopista Roque e aproveitou para saber um pouco mais sobre o homem detentor das impressões digitais mais antigas já coletadas pelo IIPR.


foto03
Papiloscopista Elisa Manoeli e 
Sebastião Batista dos Santos
Foto: IIPR


BASETRANSPARENTE
foto04
Papiloscopista Elisa Manoeli e 
Sebastião Batista dos Santos
Foto: IIPR


BASETRANSPARENTE

A Papiloscopista Elisa, realizou a coleta das impressões digitais de seu Sebastião Batista dos Santos, clique na imagem abaixo e veja o vídeo da coleta.  


video01
Papiloscopista Elisa Manoeli coletando as impressões  
digitais do senhor Sebastião Batista dos Santos


BASETRANSPARENTE

Infelizmente depois do AVC ele tem muita dificuldade para falar, mas a papiloscopista perguntou a ele como estava se sentindo com a nossa visita, ele abriu um grande sorriso e disse que estava muito alegre e agradecido, ela pediu para ele passar uma mensagem para as pessoas que iriam ver essa notícia no site do IIPR e qual era o segredo para viver por tanto tempo, ele disse: “graças a Deus tenho uma vida feliz, ele é nosso pai verdadeiro.” Ela perguntou se ele sabia sobre o Guinness Book, e o que ele achava de entrar para o livro de recordes como o “Homem mais velho do mundo”, ele novamente abriu um grande sorriso e disse: “isso é uma verdade”, todos riram com a alegria contagiante dele e a papiloscopista empolgada com a história se prontificou a ser voluntária para auxiliar seu Sebastião a entrar pro livro dos recordes, e com um forte aperto de mão, perguntou a ele se ficaria ali esperando a resposta do Guinness Book, ele também bem empolgado disse que sim, então combinaram com muito otimismo esperar pela resposta do Guinness Book!


foto05
Papiloscopista Roque Maura da Silva e 
Sebastião Batista dos Santos


 

BASETRANSPARENTE
foto06
Papiloscopista Roque Maura da Silva e 
Sebastião Batista dos Santos
Foto: Elisa Manoeli / IIPR


 

BASETRANSPARENTE

No caso do IIPR, o Instituto também pode pleitear o recorde de ter em seu banco de dados as impressões digitais do homem vivo mais velho do mundo.


A papiloscopista Elisa pesquisou no site do Guinness Book e viu que a “vaga” do homem mais velho do mundo está aberta, pois o homem mais velho que estava no Guinness tinha 113 anos e já faleceu. O cadastro do seu Sebastião e o do IIPR no site do Guinness Book já foram feitos na quinta-feira, agora é aguardar até 12 semanas para ser analisado e eles responderem solicitando as comprovações necessárias, das quais já temos todos os registros.


foto07
Papiloscopista Roque Maura da Silva, 
Sebastião Batista dos Santos e
a Papiloscopista Elisa Manoeli
Foto: IIPR


BASETRANSPARENTE

O final da visita terminou em festa, seu Sebastião nos prestigiou com um show de Gaita Acordeon, que ele ganhou no aniversário de 105 anos. Clique na imagem abaixo para ver o show do Centenário que venceu o tempo.


video02
Papiloscopista Elisa Manoeli e
Sebastião Batista dos Santos
Vídeo: Roque Maura da Silva


BASETRANSPARENTE

Veja abaixo o time das pessoas que participaram desse evento histórico do IIPR.



equipe01
equipe02
equipe 03


BASETRANSPARENTE

basePCPR

BASETRANSPARENTE
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.