22/08/2019

Convênio da Polícia Civil do Paraná – IIPR agiliza perícia de impressão digital

TOPO

A Polícia Civil do Paraná – IIPR firmou convênio com a Polícia Civil do estado de São Paulo para agilizar a perícia de impressão digital. O sistema de Legitimação à Distância (Lead) foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e agora Paraná.

O sistema permite a troca de informações (biográficas e biométricas) entre os Institutos de Identificação participantes. A perícia é fundamental para identificar suspeitos e vítimas de crimes, além de pessoas desaparecidas. Se antes o resultado levava até duas semanas, agora em poucas horas já é possível determinar a identificação do suspeito.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockemback, afirma que o convênio terá um impacto direto na eficiência das investigações. “A iniciativa, com certeza, aumentará e muito o número de identificação de autores de crimes.Trata-se de uma medida inovadora que tem por finalidade aumentar os índices de solução de crimes e garantir maior efetividade às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Paraná”, disse ele.

LEAD

INTEGRAÇÃO – Atualmente existem 13,7 milhões registros de carteira de identidade paranaenses. Com o compartilhamento de dados dos outros quatro estados, o universo de pesquisa aumentará de forma acentuada. Somente o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton, de São Paulo, possui 66,8 milhões de registros gerais.

Rockembach ressalta que a implementação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é um avanço ao trabalho de polícia judiciária. “A implantação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é uma inovação tecnológica, que servirá para integrar as bases de dados dos institutos de identificação das polícias civis do Paraná, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Goiás, bem como outras que virão na sequência.”

Foto: Fabio Dias / PCPR

RÁPIDO E SEGURO – Antes do sistema Lead ser compartilhado, a Polícia Civil do Paraná já fazia solicitações de confrontos datiloscópicos para outras polícias. Porém, não havia rapidez no retorno dos pedidos de identificação de suspeitos de crimes, na busca por pessoas desaparecidas, doações de órgãos e cadáveres sem identificação nos IML’S do Estado do Paraná. O sistema Lead permite o uso de uma plataforma segura entre as polícias civis dos cinco estados. Na própria interface, o servidor autentica digitalmente a assinatura, solicita a perícia de impressão digital e no mesmo dia recebe o laudo confirmando ou não a identidade suspeita.

O delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná, explica que o Lead traz diversos benefícios à troca de informações entre as polícias: boa resolução às impressões digitais, segurança e rapidez na emissão de laudos.“Nesse sistema, o trâmite de digitais coletadas em cenas crime, de corpos, seguirá por um sistema seguro, criptografado e com assinatura digital de todos os envolvidos, dando sigilo e resposta rápida. É um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis”, afirmou.

BASE

Fonte do texto com adaptações: www.policiacivil.pr.gov.br