03/07/2019

Entrevista nesta segunda-feira (1º) com o Diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Dr. Marcus Michelotto, no Programa Luiz Carlos Martins - Banda B

Vejam o vídeo da entrevista clicando na imagem

Diretor_cabecalho
lat_esq
pc_logo
lat_dir

BASE_CINZA

A Carteira de Identidade (RG) em novo modelo tem layout diferenciado e nova disposição de informações

O Diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, disse nesta segunda-feira (1º), no Programa Luiz Carlos Martins, que no Paraná está sendo expedido um novo layout da cédula da Carteira de Identidade, totalmente reformulada e mais segura. O novo layout foi instituído pelo Decreto n.º 9.278, de 05 de fevereiro de 2018.

Já temos 108 prefeituras informatizadas para passar a emitir a nova identidade assim que a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) terminar os últimos detalhes para a implantação. Imaginamos que até o final do ano iremos cumprir o prazo dado pelo governo federal para o novo RG”, disse o diretor.

O novo RG traz na frente do documento, o nome, filiação, data de nascimento, naturalidade e foto, as informações sobre o Nome Social e o Tipo sanguíneo e Fator RH, e o ícones azuis, referentes às condições específicas de saúde, no canto superior direito só serão inclusas após a implantação do novo sistema em todas as unidades de atendimento do Paraná.

RG frente

No verso da carteira de identidade, são apresentados o nº do RG, CPF, PIS/PASEP, impressão digital e um espaço para informações sobre outros documentos: DNI, Título de Eleitor, Documento de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, CNH e Certificado Militar, também só serão inclusas após a implantação do novo sistema.

Até o presente momento, mudou apenas a cor, a disposição da foto e da impressão digital no documento.

4

É um modelo bem completo que pode trazer várias informações importantes para o cidadão. Tudo num único documento que é o RG”, completou Michelotto.

O Diretor reforçou ainda que não é obrigatória a mudança para o novo modelo, as Carteiras de Identidade anteriormente emitidas ainda terão validade. “Esta mudança será gradual, conforme a pessoa for precisando trocar o RG. E reforçamos que o custo será o mesmo, sem alteração”.

Marca e não aparece

O diretor ressaltou ainda que o Instituto está trabalhando para diminuir a espera no agendamento de RGs no Paraná, mas ressalta que, infelizmente, muitos marcam e não aparecem.

Muitos reclamam que não conseguem agendar o RG por causa da grande procura. Temos trabalhado incessantemente para minimizar este problema que tem sim uma falha estrutural, mas também há uma questão comportamental de algumas pessoas. Em média, dos 400 agendamentos diários no Instituto, cerca de 80 não aparecem e não desmarcam. Chegamos a ligar para vários pra saber o motivo do não comparecimento e falam de tudo, desde que apareceu uma consulta médica até a justificativa de que esqueceram. É importante agendar e comparecer no dia e horário marcados”, ressaltou o diretor.

Mais informações sobre o novo layout da Carteira de Identidade (RG) do Paraná, clique aqui.

Fonte do texto com adaptações:  Luiz Carlos Martins